Exclusivamente
dedicado à inovação, à criatividade e ao empreendorismo na região do Médio Tejo, a
primeira edição do FRIC contou com a participação de nomes importantes na área
do empreendorismo, workshops dedicados às artes, espaços expositivos,
showcooking, street art e muita animação musical.
O
evento, organizado pela Associação Médio Tejo Criativo, em parceria com o
Município de Abrantes, a ESTA, o Tagusvalley e a Tagus.RI (Associação para o
desenvolvimento integrado do Ribatejo Interior), teve lugar no Tagusvalley – Parque
Tecnológico do Vale do Tejo, em Abrantes, na passada terça-feira 29 de Novembro. Com os objetivos
de debater o papel da criatividade e da inovação no desenvolvimento regional,
divulgar projetos e entidades ligadas às indústrias criativas e potenciar o
networking entre todas estas pessoas, foram organizadas várias palestras ao
longo do dia, todos elas com a criatividade como tema principal.
Sónia
Pedro, Presidente da Associação Médio Tejo Criativo, afirma que é exatamente
este potenciar de networking, que o FRIC possibilita, que faz dele um evento
com grande importância: “O desenvolvimento deste evento é de grande importância
para a associação Médio Tejo Criativo porque nos permite o contacto com um
enorme conjunto de entidades, associações e artistas. Mas acaba por ser muito
importante para a região porque permite que estas pessoas, que não se conhecem, tenham contacto umas com
as outras.” Sónia Pedro acredita que esta troca e partilha de conhecimento, de
projetos e de ideias pode ser muito frutuoso, tanto para a associação, como
para todas as entidades presentes: “O FRIC permite que daqui surjam parcerias,
potenciais projetos e que haja uma referência, uma noção do conjunto e
identidade, mas também de partilha, porque estas pessoas acabam por estar todas
a morar muito perto umas das outras e muitas vezes não se conhecem. Têm
projetos que até são semelhantes e não têm noção disso.”
Numa
altura em que cada vez mais se fala em empreendorismo e de como ele anda de mão
dada com a criatividade e a inovação, este evento veio também explicar como é
que estes conceitos se podem aplicar à vida quotidiana, seja nas empresas, no
ensino ou mesmo na dinamização da região.
João
Lopes e Diogo Grilo, criativos na empresa NUT, acreditam que os criativos são o
ponto fulcral de qualquer empresa: “Essa questão já nem devia existir. Estamos numa
empresa a criar valor”. Paula Estrada, criativo da SOFALCA, acrescenta ainda
que os criativos ajudam a empresa a crescer: “Damos um novo layout ao produto e
melhoramos a sua qualidade. Com uma maior criatividade as empresas conseguem
alcançar melhor os seus objetivos”.
A
sessão foi encerrada às 18h depois de um momento musical da banda ZêzereArts. Até
às 23h ficaram abertos os espaços expositivos, com direito a um showcoking do
Chef António Manalvo e animação musical com o DJ Mossy e o grupo BIDOM.
Programa de Workshops
Adriana
Claro 80572
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