terça-feira, 6 de dezembro de 2016

ESTA: a um ano da maioridade

No âmbito das comemorações do 17º aniversário da ESTA decorreu, no dia 6 de outubro, uma cerimónia solene, apenas para a comunidade escolar. No dia 10 de outubro, comemorou-se com a sessão de abertura do ano letivo 2016/2017 e a receção oficial aos novos alunos da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), na qual a Diretora da ESTA, Sofia Silva Mota declarou que “tivemos uma subida no número de alunos, nomeadamente no curso de Vídeo e Cinema Documental. A Comunicação Social mantém-se as entradas com que já nos habituamos nos últimos anos, pelo que estou bastante satisfeita.”
Numa cerimónia simples, no dia 6, comemorou-se com um discurso por parte de Sofia Silva Mota, para além de se cantar os parabéns à escola. Já no dia 10 celebrou-se o aniversário da ESTA com a receção oficial aos novos alunos da ESTA/IPT e com a Sessão de Abertura Solene do Ano Letivo 2016/2017. Presentes no painel da sessão de abertura do ano letivo estavam Sofia Silva Mota, Celeste Simão, Vereadora da Educação na Câmara Municipal de Abrantes, Pedro Saraiva, Diretor executivo da Tagusvalley, João Coroado, Vice-Presidente do IPT e Daniel Bento, Presidente da Associação de Estudantes da ESTA. Todos deram as boas-vindas aos novos alunos e também aos mais velhos.
Após uma breve declaração de cada um dos presentes no painel, seguiu-se uma pequena apresentação das licenciaturas e dos cursos técnicos superiores profissionais (cTeSP).
O aluno do 3º ano de Vídeo e Cinema Documental, Tomás Cunha, enalteceu o facto desta licenciatura ser a única deste tipo no país, referindo também que estes anos têm sido bastante bons para os alunos, em termos de condições. Afirmou ainda que acabam por “fazer muito com pouco”. Já Ofélia Pacheco, aluna do 3º ano de Engenharia Mecânica, afirma que nesta licenciatura e nesta escola se tenta fazer o melhor para o melhor. No que diz respeito à licenciatura de Tecnologias de Informação e Comunicação, o mais importante a referir será a sua restruturação, no próximo ano letivo, o que dará origem a Informática e Tecnologia Multimédia, bem como os eventos relacionados com o curso.
A Diretora comentou que se encontra bastante satisfeita com as entradas dos novos alunos já que, pela primeira vez, “vamos poder fazer duas edições simultâneas do mesmo cTeSP”, referindo-se a Web e Dispositivos Móveis. “Tenho esperanças de que, no próximo ano letivo e com esta alteração no curso de TIC que vai passar a ser Informática e Tecnologias Multimédia, consigamos dar-lhes uma ideia mais adequada daquilo que é a nossa formação na área da informática aqui em Abrantes porque digamos que o nome TIC já estava a ficar um bocadinho obsoleto e não refletia nem as necessidades de mercado nem aquilo que nós somos capazes de apresentar na nossa instituição.”
Celeste Simão faz um balanço positivo dos 17 anos da ESTA, nos quais a cidade de Abrantes e a ESTA aprenderam a conviver, apostando na criação de melhores condições mas também na relação que os alunos desenvolveram com a população de Abrantes. Caso a ESTA fechasse portas  “as pessoas de Abrantes iriam certamente ficar desiludidas e tristes” pois já existe uma ligação entre as pessoas e os alunos e alunas da ESTA.


Rafaela Lucas

Sem comentários:

Enviar um comentário