terça-feira, 18 de outubro de 2016

Bullying: “Todos temos uma palavra a dizer”

“Se há tanta informação sobre bullying, porque é que não acaba?”, foi uma das questões que marcou o debate “Bullying, Indisciplina ou delinquência”, uma iniciativa de “Nós, os jovens!”. Um debate aberto à comunidade abrantina realizado no espaço jovem, situado no rés-do-chão da residência de estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), que abordou assuntos relacionados com o bullying e as suas consequências, sempre num tom de conversa.

“Não fazia sentido ter um orador” pois era importante a participação de todos os presentes. É esta a afirmação que dá o começo ao debate, pela psicóloga Sofia Loureiro e pela educadora social Eva Rodrigues. Estiveram presentes 19 participantes com variadas profissões, como psicólogos, educadores sociais, assistentes sociais, animadores e estudantes e, ainda, um representante da PSP e uma representante da GNR. 

A psicóloga Sofia Loureiro pediu aos participantes que escrevessem ou desenhassem algo que lhes fizesse lembrar bullying. O quadro foi preenchido com palavras como: Humilhação, sofrimento, tristeza, preconceito, entreajuda, dor, agressor, discriminação, desprotegido, exclusão, “dor no coração”, intervenção precoce, poder, ignorância, intimidação, etc.

Ponto de partida concluído, começam então as opiniões a surgir, tão diversas mas tão iguais. Opiniões como: “O bullying parte da escola, os professores deviam brincar com os alunos nos intervalos”, “Acho que o Bullying sempre existiu”, “a maior parte do trabalho deve ser feito em casa, não há alunos no secundário que queiram os professores nos intervalos, as burocracias são diferentes do antigamente”.

Nelson Amaral, representante da PSP, partilha: “Cada vez mais estamos menos atento ao que nos rodeia” e acrescenta que foram feitas 36 ações sobre o tema nas escolas. Mas a pergunta mantem-se “se há tanta informação sobre bullying, porque é que não acaba?”.

A verdade é que “vivemos em sociedade, todos temos uma palavra a dizer” afirma Sofia Loureiro, que termina dizendo: “Vamos fazer o que ainda não foi feito”.


Esta iniciativa decorreu na última quarta-feira, dia 28 de Setembro, pelas 18 horas no Espaço Jovem. “Nós, os Jovens” convida a participação de toda a comunidade Abrantina para os debates que acontecem todas as últimas quartas-feiras de cada mês, geralmente às 15h.

Créditos: Facebook, Município de Abrantes 

Joana Jerónimo, 80581

Sem comentários:

Enviar um comentário