quinta-feira, 13 de outubro de 2016

É lançado concurso internacional de ideias para a requalificação do Castelo de Abrantes

O concurso internacional de ideias, lançado pela Câmara Municipal de Abrantes, em parceria com a Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul, visa a requalificação e valorização do Castelo de Abrantes assim como a sua área envolvente. 

O desafio feito por Maria Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, não passa apenas pela intervenção isolada destes espaços, mas sim à sua visualização como um todo: “Este nosso projecto não é só recuperar o Palácio dos Governadores, não é olhar para a Igreja de Sta. Maria do Castelo, que tem actualmente o único Museu da cidade, olhar para o Outeiro de S. Pedro ou para o circuito de manutenção, não é olhar isoladamente para estes espaços que gritam por necessidade de intervenção, mas é olhar para todo o programa funcional numa lógica de complementaridade com todas as intervenções que estão previstas fazer no centro histórico, na cidade, no concelho” explica.

Este desafio é lançado aos arquitectos de todo o mundo no âmbito do programa Escolha-arquitectura pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul. As propostas podem ser envidas até dia 7 de Novembro pela plataforma online da Ordem dos arquitectos em www.escolha-arquitectura.pt. O júri do concurso analisará todas as propostas até ao final do mês de Novembro, altura em que anuncia o vencedor. Os três primeiros lugares vão ser distinguidos com prémios: 5000, 1500 e 1000 euros respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Este projecto é de extrema importância para a cidade de Abrantes e para todo o território do Médio Tejo pois vai permitir uma maior atração de pessoas, turistas, e com isso o poder para gerar mais riqueza. Maria do Céu Albuquerque explica ainda que “é nesse sentido que há uma aposta na regeneração urbana, na valorização do património para a valorização do turismo”, por forma a “tornar o castelo mais acessível e próximo das pessoas.” João Costa Ribeiro, Vogal do Concelho directivo regional do Sul da Ordem dos Arquitectos, acrescenta que este projecto assume também uma grande importância para todos os arquitectos porque “é feita uma análise do critério de qualidade e é um procedimento que permite que jovens equipas concorram contra equipa mais profissionais”. Esta parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes e a Ordem dos advogados é vista como uma situação de “win/win, em que ganham os arquitectos, mas ganham essencialmente as pessoas” conclui a presidente da Câmara.

Maria do Céu Albuquerque na apresentação do Concurso

Adriana Claro 80572


Sem comentários:

Enviar um comentário