Tem 27 anos, é de Samora Correia e
chama-se Tiago Figueiredo. É um dos criadores da CV Original, uma marca de
roupa que está a fazer furor pelas ruas de Samora, e não só. É licenciado em
Marketing, relações públicas e publicidade e com a incrível paixão por aquilo
que faz e uma grande vontade de vencer, Tiago caminha a passos largos para o
sucesso. O negócio dura há pouco mais de ano e meio, e, apesar dos altos e
baixos, a CV Original é já uma marca bastante conhecida.
P - O que significa o nome
da marca e o símbolo do logotipo?
R
- O CV são as iniciais de “Chão Vermelho”, que é o bairro onde eu e os meus
sócios fomos criados. O Y do logo, no
meio, significa uma árvore genealógica porque nós começámos como amigos de
infância até acabarmos como sócios.
P - Como surgiu esta ideia
de criar uma marca de roupa?
R
- A ideia surgiu numa noite de brincadeira, uma noite de copos, em que
decidimos que tínhamos de fazer qualquer coisa para irmos de férias, para tirar
umas fotografias. O meu sócio Ricardo Silva ia para Palma de Maiorca, eu ia
para Vilamoura, e nós queríamos levar umas camisolas com um símbolo qualquer para tirar umas fotos
na brincadeira. Nunca pensámos que corresse tão bem (diz entre risos).
P - Ou seja, era só para
vocês mas acabou por se tornar numa coisa maior?
R
- Sim, era só para nós, andávamos a tirar fotos na boa. Depois, começámos a
receber mensagens a perguntar onde é que
se comprava essa roupa e quem é que fez o logotipo. A partir daí acho que
surgiu uma ideia e surgiu um trabalho.
P - Onde vendem os vossos
produtos?
R
- Vendemos os nossos produtos através das redes sociais Facebook e Instagram.
Vamos ter em breve as nossas roupas em lojas também, tanto em Samora como fora.
P - Exportam roupa para
fora de Portugal ?
R
- Neste momento estamos a vender para o estrangeiro a pessoas conhecidas
nossas, mas pretendemos expandir o nosso negócio para lá. É preciso é sorte, Deus queira. (acrescenta
entre risos).
P - Que tipos de produtos
têm à venda neste momento?
R
- Neste momento temos roupa desportiva, é essa a nossa gama, vamos apostar
forte na roupa fit. Temos também bonés, cap’s, snapback’s, cavas e tops. Temos
também sweatshirts com e sem carapuço, casacos, fatos de treino… no fundo, uma
roupa mais prática.
P - Pretendem expandir a
marca com novos produtos?
R
- Sim, nós não queremos ficar só por um estilo. Nós temos intenções e estamos a
trabalhar neste momento para isso, para entrar em várias gamas de roupa, tanto
mais formal como roupa para o dia-a-dia, roupa para usar em casa, vários tipos.
Se
nós já temos aqueles clientes que só nos compram a nossa roupa fit, também
queremos abranger os outros clientes, as outras pessoas. Há clientes que, por
vezes, perguntam por camisas ou polos, e então nós vamos entrar nesse mercado.
Vamos ver se vai correr bem ou não. Já temos alguns polos, foram bem vendidos,
os clientes gostaram e estão a pedir mais.
P - Soube que já
patrocinam alguns espaços comerciais, quer falar um pouco sobre isso?
R
- Neste momento estamos a patrocinar dois bares na localidade de Samora
Correia, um deles é o bar “105” e o outro é o “Riu’s”. Os empregados servem com
alguma gama da nossa roupa e espalhado pelo bar temos publicidade nossa. Temos
o logotipo na parede, temos placard e temos outdoor. Publicidade que chama a
atenção das pessoas para a nossa marca.
P - Como lida com o
sucesso que tem tido, sendo assim tão novo?
R
- Eu não lhe chamo sucesso nem acho que seja sucesso. Acho que não existe sucesso.
Existe foco, trabalho e atitude. E é nisso que se baseia a nossa marca. Se não
tivermos atitude, nunca vamos ter sucesso. Por isso é que eu costumo dizer que
nós estamos a trabalhar para satisfazer os nossos clientes, mas, acima de tudo,
nós é que precisamos deles, porque sem eles a nossa marca não seria nada. Acho
que o que nós temos deve-se a trabalho, e ainda bem que as pessoas gostam e
confiam no nosso trabalho.
P - Como se sente quando
vê pessoas na rua com a sua roupa?
R
- Sinto-me bem, sinto-me feliz. Às vezes apetece-me chegar ao pé dessa pessoa e
dizer que a marca é minha. É uma enorme alegria saber que as pessoas gostam,
que usam no dia-a-dia, que pedem mais, querem mais modelos e esperam pelas
novas tendências… é muito bom, nem sei explicar. Sinto-me orgulhoso porque todo
o trabalho que estamos a ter agora e todo o esforço, o dinheiro gasto, acho que
vem por alguma razão. E essa alegria ninguém nos tira.
P - Qual é o segredo para
ter um negócio de sucesso nos tempos que correm?
R
- Arriscar, confiança, atitude. Nunca deixar de sermos nós próprios. Cinco
pessoas ou dez pessoas à tua volta podem dizer que aquilo não vai dar, mas se
tu tens na cabeça que aquilo vai dar e que podes avançar para a frente e que vai
ser uma bomba autêntica, não desistas, nem baixes a cabeça. Agarra-te às
pessoas que sempre estiveram do teu lado e sempre a dar-te força positiva. Uma
coisa importante também é gostarmos daquilo que fazemos, porque se nós não
gostamos do que fazemos nunca vamos chegar a lado nenhum.
Temos
agora alguns bons restaurantes que querem a nossa roupa, querem a nossa
publicidade, querem que a marca faça algum evento lá, porque essas pessoas
confiam em nós. Dito por calão, somos putos novos e as pessoas olham para nós e
dizem ‘eles têm uma marca de roupa? Mas como é que é possível? São putos novos,
gostam da noite, gostam de beber copos”, mas isso não interessa. Eu gosto de
sair à noite, gosto de ir jantar fora, gosto de ir ao cinema, gosto de viajar,
mas sei o que eu tenho para fazer. Se temos um cliente para satisfazer então
tenho de satisfazer primeiro esse cliente, tenho de lhe mandar aquilo que ele
deseja, para depois eu poder seguir a minha vida. Acima de tudo temos de gostar
do que estamos a fazer, e se é uma coisa nossa temos de a estimar. Pode haver
momentos em que não corre bem, mas não podemos desistir. Olho para trás e vejo
emails e fotografias de pessoas felizes com a nossa roupa e essa é a minha
alegria. Agarro-me a isso. As coisas quando não dão arranja-se solução. Temos
uma equipa excelente a trabalhar. Sócios somos três e temos a maior parte do
trabalho, mas temos muitas pessoas à nossa volta que nos dão muita força e,
para nós, isso chega. Acima de tudo há que ter atitude.
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Tiago Figueiredo, a usar a gama de roupa da CV Original
Adriana Claro 80572
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