terça-feira, 22 de novembro de 2016

Botica do Real Convento de Cristo convida até ao Verão de 2017

Está em exposição, desde julho, a coleção de vasos e potes da Botica do Real Convento de Tomar, dando a conhecer a história da Real Botica. Esta exposição resulta de uma parceria do Convento de Cristo com o Museu da Farmácia, Palácio Nacional de Mafra, Museu Nacional do Azulejo e Instituto Politécnico de Tomar, entre outras colaborações cientificas e técnicas.
A exposição “Botica do Real Convento de Cristo” ainda não foi incluída no percurso turístico habitual pois, segundo a colaboradora do Convento de Cristo, Maria da Luz Lopes, há “alguns anos funcionava aí o Hospital Militar e depois numa outra zona contígua foram instalados os serviços administrativos do Monumento, que há uns dez anos foram transferidos para outro espaço.” Segundo ela, não foram efetuadas quaisquer obras de restauro, apenas foram as necessárias, como iluminação e mobiliário, à instalação da exposição.
“As pessoas que atualmente visitam o espaço vão visitar a exposição em particular. Esse é motivo mais que suficiente para a visita, mas não deixa de ser também uma oportunidade para visitarem essa parte da enfermaria, pois embora sempre se permitisse o contacto visual com esse espaço”, uma vez que é visível através de uma porta de vidro, no extremo norte do Corredor do Dormitório Grande, “agora é possível percorrê-lo.” Este é o feedback que tem recebido das pessoas que já visitaram este espaço.
No seu entender, “o motivo de interesse principal para visitar a ala da Enfermaria do Convento de Cristo é por ter interesse em saber coisas ligadas à atividade da cura das doenças, no tempo em que a Ordem de Cristo tinha aí, no Convento, a sua Botica e Enfermaria.”

Maria da Luz Lopes apela a que todos visitem o Convento. “As pessoas devem visitar o Convento de Cristo, aproveitando para fazer programas culturais em família”, já que ao primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita para grupos até 12 pessoas, em todos os monumentos e museus.Visitar os monumentos é também para família e amigos estreitarem laços, aumentar os seus conhecimentos e melhorar a sua saúde porque andar a pé faz bem à saúde. O sofá não foge, fica à espera que se volte a casa cansado, mas feliz por um dia passado a visitar sítios fantásticos como o Castelo dos Templários e o Convento de Cristo em Tomar.”

www.boticadoconvento.ipt.pt
Rafaela Lucas



Sem comentários:

Enviar um comentário