quinta-feira, 10 de novembro de 2016

“Não existe sucesso. Existe trabalho e atitude”

Tem 27 anos, é de Samora Correia e chama-se Tiago Figueiredo. É um dos criadores da CV Original, uma marca de roupa que está a fazer furor pelas ruas de Samora, e não só. É licenciado em Marketing, relações públicas e publicidade e com a incrível paixão por aquilo que faz e uma grande vontade de vencer, Tiago caminha a passos largos para o sucesso. O negócio dura há pouco mais de ano e meio, e, apesar dos altos e baixos, a CV Original é já uma marca bastante conhecida.

P - O que significa o nome da marca e o símbolo do logotipo?
R - O CV são as iniciais de “Chão Vermelho”, que é o bairro onde eu e os meus sócios fomos criados. O Y  do logo, no meio, significa uma árvore genealógica porque nós começámos como amigos de infância até acabarmos como sócios. 

P - Como surgiu esta ideia de criar uma marca de roupa?
R - A ideia surgiu numa noite de brincadeira, uma noite de copos, em que decidimos que tínhamos de fazer qualquer coisa para irmos de férias, para tirar umas fotografias. O meu sócio Ricardo Silva ia para Palma de Maiorca, eu ia para Vilamoura, e nós queríamos levar umas camisolas  com um símbolo qualquer para tirar umas fotos na brincadeira. Nunca pensámos que corresse tão bem (diz entre risos).

P - Ou seja, era só para vocês mas acabou por se tornar numa coisa maior?
R - Sim, era só para nós, andávamos a tirar fotos na boa. Depois, começámos a receber  mensagens a perguntar onde é que se comprava essa roupa e quem é que fez o logotipo. A partir daí acho que surgiu uma ideia e surgiu um trabalho.

P - Onde vendem os vossos produtos?
R - Vendemos os nossos produtos através das redes sociais Facebook e Instagram. Vamos ter em breve as nossas roupas em lojas também, tanto em Samora como fora.

P - Exportam roupa para fora de Portugal ?
R - Neste momento estamos a vender para o estrangeiro a pessoas conhecidas nossas, mas pretendemos expandir o nosso negócio para lá.  É preciso é sorte, Deus queira. (acrescenta entre risos).

P - Que tipos de produtos têm à venda neste momento?
R - Neste momento temos roupa desportiva, é essa a nossa gama, vamos apostar forte na roupa fit. Temos também bonés, cap’s, snapback’s, cavas e tops. Temos também sweatshirts com e sem carapuço, casacos, fatos de treino… no fundo, uma roupa mais prática.

P - Pretendem expandir a marca com novos produtos?
R - Sim, nós não queremos ficar só por um estilo. Nós temos intenções e estamos a trabalhar neste momento para isso, para entrar em várias gamas de roupa, tanto mais formal como roupa para o dia-a-dia, roupa para usar em casa,  vários tipos.
Se nós já temos aqueles clientes que só nos compram a nossa roupa fit, também queremos abranger os outros clientes, as outras pessoas. Há clientes que, por vezes, perguntam por camisas ou polos, e então nós vamos entrar nesse mercado. Vamos ver se vai correr bem ou não. Já temos alguns polos, foram bem vendidos, os clientes gostaram e estão a pedir mais.  

P - Soube que já patrocinam alguns espaços comerciais, quer falar um pouco sobre isso?
R - Neste momento estamos a patrocinar dois bares na localidade de Samora Correia, um deles é o bar “105” e o outro é o “Riu’s”. Os empregados servem com alguma gama da nossa roupa e espalhado pelo bar temos publicidade nossa. Temos o logotipo na parede, temos placard e temos outdoor. Publicidade que chama a atenção das pessoas para a nossa marca.

P - Como lida com o sucesso que tem tido, sendo assim tão novo?
R - Eu não lhe chamo sucesso nem acho que seja sucesso. Acho que não existe sucesso. Existe foco, trabalho e atitude. E é nisso que se baseia a nossa marca. Se não tivermos atitude, nunca vamos ter sucesso. Por isso é que eu costumo dizer que nós estamos a trabalhar para satisfazer os nossos clientes, mas, acima de tudo, nós é que precisamos deles, porque sem eles a nossa marca não seria nada. Acho que o que nós temos deve-se a trabalho, e ainda bem que as pessoas gostam e confiam no nosso trabalho.

P - Como se sente quando vê pessoas na rua com a sua roupa?
R - Sinto-me bem, sinto-me feliz. Às vezes apetece-me chegar ao pé dessa pessoa e dizer que a marca é minha. É uma enorme alegria saber que as pessoas gostam, que usam no dia-a-dia, que pedem mais, querem mais modelos e esperam pelas novas tendências… é muito bom, nem sei explicar. Sinto-me orgulhoso porque todo o trabalho que estamos a ter agora e todo o esforço, o dinheiro gasto, acho que vem por alguma razão. E essa alegria ninguém nos tira.

P - Qual é o segredo para ter um negócio de sucesso nos tempos que correm?
R - Arriscar, confiança, atitude. Nunca deixar de sermos nós próprios. Cinco pessoas ou dez pessoas à tua volta podem dizer que aquilo não vai dar, mas se tu tens na cabeça que aquilo vai dar e que podes avançar para a frente e que vai ser uma bomba autêntica, não desistas, nem baixes a cabeça. Agarra-te às pessoas que sempre estiveram do teu lado e sempre a dar-te força positiva. Uma coisa importante também é gostarmos daquilo que fazemos, porque se nós não gostamos do que fazemos nunca vamos chegar a lado nenhum.

Temos agora alguns bons restaurantes que querem a nossa roupa, querem a nossa publicidade, querem que a marca faça algum evento lá, porque essas pessoas confiam em nós. Dito por calão, somos putos novos e as pessoas olham para nós e dizem ‘eles têm uma marca de roupa? Mas como é que é possível? São putos novos, gostam da noite, gostam de beber copos”, mas isso não interessa. Eu gosto de sair à noite, gosto de ir jantar fora, gosto de ir ao cinema, gosto de viajar, mas sei o que eu tenho para fazer. Se temos um cliente para satisfazer então tenho de satisfazer primeiro esse cliente, tenho de lhe mandar aquilo que ele deseja, para depois eu poder seguir a minha vida. Acima de tudo temos de gostar do que estamos a fazer, e se é uma coisa nossa temos de a estimar. Pode haver momentos em que não corre bem, mas não podemos desistir. Olho para trás e vejo emails e fotografias de pessoas felizes com a nossa roupa e essa é a minha alegria. Agarro-me a isso. As coisas quando não dão arranja-se solução. Temos uma equipa excelente a trabalhar. Sócios somos três e temos a maior parte do trabalho, mas temos muitas pessoas à nossa volta que nos dão muita força e, para nós, isso chega. Acima de tudo há que ter atitude.

Snapback's 

Tiago Figueiredo, a usar a gama de roupa da CV Original

Adriana Claro 80572


Sem comentários:

Enviar um comentário