quinta-feira, 10 de novembro de 2016

"Neste mundo maluco para quê tirar um curso?"

José Alves Jana considera o título “provocador” mas realça a sua importância na realidade em que vivemos hoje. “Neste mundo maluco para quê tirar um curso” é uma palestra sobre a forma como os jovens encaram o seu curso e a maneira como se “estão a construir nele”. Foi quarta-feira, dia 19 de Outubro, que José Alves Jana falou aos alunos da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

Professor e doutorado em Filosofia, José Alves Jana acredita que o diploma já não interessa. “O mercado de trabalho é, antes de mais, um mercado. Se os estudantes estão na faculdade destinados ao mercado de trabalho, o que é que querem vender nele? Esta é uma pergunta essencial para quem está a tirar um curso. Nós vimos de um mundo onde os diplomas eram chave segura para entrar no mercado de trabalho, hoje o diploma já não segura lugar nenhum”. A nossa realidade está cada vez mais mudada e a verdade é que as empresas procuram muito mais do que uma licenciatura: “O que as empresas querem e procuram no mercado de trabalho é aquilo que as pessoas são capazes de fazer, ou seja, qual é o valor que elas vão acrescentar á empresa que as quer contratar”. José Jana afirma que as competências são o mais importante trunfo quando se procura emprego: “É nas competências que se tem de investir”. Na sua opinião, o “mundo está cada vez mais complicado” e os jovens não percebem a importância que um curso pode ter nas suas vidas. “Tirar um curso trata-se de uma oportunidade raríssima e única na vida de alguém para construir competências".


José Jana acrescenta ainda que a forma como cada pessoa “se constrói no seu curso” é o que os vai distinguir entre o sucesso e o fracasso. “Fazer um curso é fazer-se a si próprio. Estudar é ver como é que as coisas se passam no mundo, fazendo coisas, participando nos processos e arriscando”. José Jana realça que no mercado de trabalho é preciso ser “o melhor” para ter sucesso, é preciso marcar a diferença e saber bem o rumo que se quer tomar na vida. 

Professora Marta Azevedo, a apresentar a conferência

José Alves Jana

Adriana Claro 80572


Sem comentários:

Enviar um comentário